quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Helena Bonham Carter recebe Ordem do Império Britânico


fonte: www.potterish.com

Na tarde de ontem a atriz Helena Bonham Carter, intérprete da nossa amada/odiada Belatriz Lestrange na saga de filmes Harry Potter, foi condecorada pela rainha Elizabeth II comandante da Ordem do Império Britânico.
A honra é destinada aos civis e militares do Reino Unido que prestam serviços à coroa. No caso de Helena, a honra foi dada em reconhecimento ao seu trabalho eclético no cinema, tendo ela trabalhado nos mais diversos tipos de filme.
Veja fotos da cerimônia, que ocorreu no Palácio de Buckingham e contou com a presença de Tim Burton (marido de Helena).






Parabéns, Helena!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

De Londres ao Rio

Em 2012 a União da Ilha do Governador, escola de samba do Rio de Janeiro, trouxe para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí uma homenagem à Inglaterra, cidade que sediará as Olimpíadas desse ano, e ao Rio de Janeiro, sede da próxima Olimpíada em 2016.












sábado, 11 de fevereiro de 2012

Chá das Cinco


Originário da China, o chá foi introduzido na Europa pelos portugueses no século XVI. Um dos hábitos mais tipicamente britânicos, o "chá das cinco", foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra. O dote de Catarina deve ter sido um dos mais exóticos e sumptuosos da História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com as possessões portuguesas na Ásia, em África e nas Américas, a cidade de Bombaim e uma caixa de chá... O dote de Catarina foi determinante para o futuro imperial da Inglaterra e o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súbditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser. Ao ritual do "chá das cinco" estão associados os tradicionais scones e a marmalade, esta última também introduzida por Catarina de Bragança.

Fonte: www.infopedia.pt

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Londres, 23 de fevereiro de 1944


Bernard Cornwell. Escritor. Possui 40 livros publicados e teve obras traduzidas para mais de 16 idiomas. Apaixonado por histórias que envolvem a Inglaterra, Cornwell trás para seus livros cenários como os da Guerra dos Cem Anos, na trilogia A Busca do Graal, a época no início da Idade do Bronze, em Stonehenge, e as crônicas que contam as histórias do lendário Rei Artur e dos Saxões do século IX d.C.
Cornwell nasceu durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai era um aviador canadense e sua mãe trabalhava como auxiliar da Força Aérea Britânica, sendo assim foi adotado por uma família que morava no condado de Essex. Fugiu para a Universidade de Londres e então adotou seu atual sobrenome, como o de sua mãe. Trabalhou como professor, passou 10 anos na rede de televisão BBC, tornou-se pesquisador no programa Nationwide e terminou como Chefe de Assuntos Televisivos Atuais da BBC na Irlanda do Norte.
Na época em que morou em Belfast, capital da Irlanda do Norte, conheceu Judy, uma jovem americana por quem se apaixonou, mas que não podia se mudar para a Inglaterra por questões familiares. Sendo assim Bernard se mudou para os Estados Unidos onde lhe foi recusado o Green Card. A partir daí resolveu ganhar a vida como escritor, ofício que não necessitava de permissão do governo norte-americano. Os dois casaram-se no ano de 1980.
As Crônicas de Artur


A Busca do Graal



As Crônicas Saxônicas

Stonehenge