segunda-feira, 20 de setembro de 2010

University of Oxford



A Universidade de Oxford, situada na cidade de Oxford, Inglaterra, é a mais antiga universidade do mundo anglófono (língua germânica ocidental que se desenvolveu no sul da Grã-Bretanha durante a Idade Média).
A Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge são às vezes referidas coletivamente como "Oxbridge". As duas universidades têm uma longa história de rivalidade, já que são as duas mais antigas e mais conhecidas escolas da Inglaterra.
Fundada em 998, não teve registros de ensino até 1096. Em 1167 o rei Henrique II proibiu os alunos ingleses de estudar na Universidade de Paris, assim Oxford cresceu rapidamente. A fundação dos primeiros halls de residência, que mais tarde tornaram-se faculdades, datam deste período e mais tarde. Seguido do assassinato de dois estudantes acusados de estupro em 1209, a Universidade foi dissolvida (o que levou à fundação da Universidade de Cambridge). Em 20 de junho de 1214, a Universidade voltou a Oxford com uma carta de aceitação negociada por Nicolás de Romanis, delegado papal.
Oxford é uma universidade colegiada, composta pelas instalações centrais, como os departamentos e faculdades, bibliotecas e instalações de ciência, e 39 faculdades ligadas à Universidades num tipo de sistema federal, e 7 salões privados permanentes (permanent private halls, PPHs) fundados por denominações cristãs diferentes. Todos os docentes e estudantes devem pertencer a um dos colégios (ou PPHs). O sistema colegiado de Oxford tem sua origem no fato da Universidade começar a existir através da aglomeração gradual de instituições independentes na cidade de Oxford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário