domingo, 31 de outubro de 2010

Trick or treat?


O Halloween é tradicionalmente conhecido como a festa popular de 31 de Outubro, onde crianças vestem-se como bruxas, fantasmas, múmias, entre outros "monstros", e saem de casa em casa dizendo a famosa frase "gostosuras ou travessuras?". Nos Estados Unidos essa cultura se populariozou muito mais do que na Grã-Brentanha, o local de origem.



O Samhain (lê-se "sou-ên") significa "Fim do Verão" é um festival celta que celebra a morte e o ciclo da vida. É tratado como um período "entre os mundos" onde o véu que nos separa de outras dimensões está fino, facilitando a nossa comunicação com os ancestrais que já partiram.
Celebrado antes do início do inverno, o sabbat dura três dias, de 31 de Outubro a 2 de Novembro. Samhaim era um tempo de propiciação, adivinhação e comunhão com os mortos, mas também uma festa desinibida onde se comia e se bebia, mostrando a face desafiadora e fértil da vida à própria face da escuridão.
O aspecto divinatório é compreensível por duas razões: pelo clima psíquico da estação e pela ansiedade a respeito do inverno que estava chegando.
Como é considerado um festival pagão o Cristianismo tentou interferir, e em 834 o Papa Gregório IV mudou a data do Dia de Todos os Santos, antes comemorado em 13 de Maio, para 1º de Novembro. Mas suas raízes pagãs permaneceram vivas, obviamente, e a Reforma inglesa asboliu o Dia de Todos os Santos, que só retornou formalmente em 1928 na Inglaterra.

Com o tempo a tradição do Samhain se popularizou pelo mundo e tornou- se o tradicional Halloween.

(Os celtas, o sabbat do Samhain e as origens do Halloween podem não estar ligados diretamente a Inglaterra em si, mas é algo interessante e remonta à cultura das Ilhas Britâncias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário