Evento integra as comemorações referentes ao Jubileu de Diamante da rainha.
Depois de passarem por um remanejamento, as joias da Coroa britânica foram reapresentadas na Torre de Londres nesta quarta-feira em mais um evento referente às comemorações do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, que completa 60 anos de reinado. Os responsáveis da Torre de Londres, um dos principais atrativos turísticos da capital britânica com quase 2,5 milhões de visitantes ao ano, redistribuíram as joias com a intenção de realçar o brilho de suas pedras preciosas.
"Afastamos tudo o que havia ao redor das joias para que elas pudessem brilhar ainda mais. A luz escura de fundo oferece um contraste muito forte que realça o brilho do ouro e dos diamantes", disse à agência de notícias EFE Sally Dixon-Smith, curadora da exposição. Longe da intenção de apresentar as joias como peças de museu, a nova exposição destaca o lado usual dessas relíquias, que foram usadas em algumas solenes cerimônias da monarquia. "Algumas das joias foram utilizadas em 1953, durante a cerimônia de coroação da rainha, e outras são usadas com bastante frequência. Não são peças de museu, mas parte de uma coleção viva", destacou Sally.
Uma das peças mais deslumbrantes da coleção é a coroa de São Eduardo, utilizada na cerimônia de coroação dos soberanos britânicos desde 1661, embora seja usada somente por alguns minutos. Isso porque, a coroa pesa 2,23 quilos, entre ouro maciço, safiras, turmalinas e ametistas. Junto à peça aparece o cetro da soberana, que contém o diamante mais perfeito do planeta, a Primeira Estrela da África, com 530,2 quilates. A exposição também conta com a coroa do Estado Imperial, utilizada atualmente por Elizabeth II, que contém quatro diademas, 2.868 diamantes, 273 Pérolas, 17 Safiras, 11 esmeraldas e 5 Rubis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário