Egberto I - Casa de Wessex
Reinado: 802 d.C. - 839 d.C.
Rei de Wessex, mas considerado pelos ingleses como o primeiro rei da Inglaterra. Os seus primeiros 20 anos de reinado não são muito conhecidos, porém acredita-se que ele foi capaz de manter a independência de Wessex do reino da Mércia, que à época dominava os outros reinos do sul da Inglaterra. Em 825 pôs fim à supremacia mércia ao vencer a Batalha de Ellandun, e em 829 conquistou o governo direto da Mércia. A Crônica Anglo-Saxã o descreveu então como um bretwalda, ou "Governante da Britânia". Apesar de perder a supremacia da Mércia um ano depois, ainda permaneceu com o controle das regiões de Kent, Sussex e Surrey.
Seu neto, Alfredo, o Grande, foi o primeiro a usar o título de Rei da Inglaterra.
Alfredo I, O Grande - Casa de Wessex
Reinado: 871 d.C. - 899 d.C.
Primeiro auto-proclamado Rei da Inglaterra. Fez-se célebre por defender seu reino contra os vikings, e como resultado disto foi o único rei de sua dinastia a ser chamado "O Grande", ou Magno, por seu povo. Casou-se na localidade de Winchester, no ano de 868, com Ethelswitha Mucel, filha de Etelredo, senhor de Gainsborough e descendente dos reis da Mércia pela linha materna. Deste matrimônio nasceram seis filhos, sendo Eduardo seu sucessor. Fez grandes ofensivas contra os dinamarqueses pelos territórios da Mércia desde 869, quando ainda não era Rei. Sua vitória veio em 878 quando a Inglaterra se dividiu em duas terras, a metade ao sudoeste nas mãos dos saxões e a metade nororiental que ficaria conhecida como Danelaw sob domínio dinamarquês.
Matilde, A Imperatriz - Dinastia Normanda
Reinado: Abril de 1141 d.C. - Novembro de 1141 d.C.
Foi nomeada por seu pai, Henrique I, como sua sucessora no poder, mas teve o trono usurpado. Matilde casou-se em 1114 com Henrique V, Imperador do Sacro Império, no entanto, ficou viúva em 1125, quando ainda tinha 23 anos. Seu segundo casamento foi com Geoffrey V, Conde de Anjou, em 1128, do qual nasceram seus três filhos: Henrique, Geoffrey e Guilherme. Entretanto, numa decisão inédita para a época, Matilde foi nomeada sucessora por Henrique I, que obrigou seus barões a jurarem-lhe fidelidade. A escolha não era popular por Matilde ser mulher, mas principalmente por ser casada com o Conde de Anjou, a casa tradicionalmente adversária da Normandia. Matilde não se conformou e iniciou uma série de manobras para alcançar a herança do pai. O resultado foi A Anarquia, um período de guerra civil, caracterizado não por guerra aberta, mas pela falha de todas as instituições políticas que a Inglaterra viveu nos 19 anos seguintes. Em 1141, Matilde obteve o seu maior sucesso e conseguiu depôr Estevão, tornando-se não rainha, mas Senhora dos Ingleses, entretanto, o posto foi perdido dois meses depois.
Ricardo I, Coração de Leão - Casa Plantageneta
Reinado: 6 de Julho de 1189 - 6 de Abril de 1199
Ricardo foi um dos líderes da Terceira Cruzada e foi na sua época considerado como um herói.
O filho de Henrique II da Inglaterra, imediatamente após a subida ao trono, começou a preparar a expedição à Terra Santa que seria a Terceira Cruzada. Para tal, não hesitou em esvaziar o tesouro do pai, cobrar novos impostos, vender títulos e cargos por somas exorbitantes a quem os quisesse pagar e até libertar o rei Guilherme I da Escócia dos seus votos de vassalagem por cerca de 10,000 marcos. O único entrave era a ameaça constante que Filipe II de França representava para os seus territórios no continente, e que Ricardo resolveu convencendo-o a juntar-se também à cruzada. A sua campanha foi um sucesso e granjeou-lhe o estatuto de herói, bem como o respeito dos adversários, mas sozinho com o seu exército não poderia nunca realizar o seu principal objectivo de recuperar Jerusalém para o controle cristão. Além disso, a influência de João na política em Inglaterra e de Filipe II, demasiado próximo agora da Aquitânia e Normandia, obrigavam um urgente regresso à Europa. No Outono de 1192, Ricardo iniciou o caminho de volta, depois de se recusar em ver sequer de longe Jerusalém.
O rei Ricardo morreu sem deixar descendentes e foi sucedido pelo seu irmão João Sem Terra. É retratado nos livros de histórias de Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões.
Henrique VIII - Casa de Tudor
Reinado: 21 de abril de 1509 - 28 de janeiro de 1547
Segundo monarca da Dinastia Tudor, Henrique VIII foi uma figura marcante na História, ficando famoso por se ter casado seis vezes e por ter exercido o poder mais absoluto de entre todos os monarcas ingleses. Entre os fatos mais relevantes de seu reinado se inclui a ruptura com a Igreja Católica Romana e seu estabelecimento como líder da Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana), a dissolução dos monastérios, e a união da Inglaterra com Gales.
Também promulgou legislações importantes, como as várias atas de separação com a Igreja de Roma, de sua designação como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra, as Union Acts de 1535 e 1542, que unificaram a Inglaterra e Gales como uma só nação, a Buggery Act de 1533, primeira legislação contra a sodomia na Inglaterra, a Witchcraft Act de 1542, que castigava com a morte a bruxaria, "por invocar ou conjurar a um espírito demoníaco".
De seu casamento com a católica Catarina de Aragão nasceu Maria I, uma das futuras rainhas da Inglaterra, e de seu casamento com a protestante Ana Bolena nasceu Isabel I, conhecida como Elizabeth.
Elizabeth I, A Rainha Virgem - Casa de Tudor
Reinado: 17 de novembro de 1558 - 24 de março de 1603
Filha de Henrique VIII, Elizabeth (Isabel I) nasceu como princesa, mas a sua mãe, Ana Bolena, foi executada dois anos e meio depois do seu nascimento e Isabel foi declarada bastarda. Mais tarde, seu meio-irmão, Eduardo VI, deixou a coroa a Lady Jane Grey, excluindo as suas irmãs da linha de sucessão. No entanto, o seu testamento foi rejeitado, Lady Jane Grey foi executada e, em 1558, Isabel sucedeu à sua meia-irmã católica, Maria I, depois de passar quase um ano presa por suspeita de apoiar os rebeldes protestantes. Uma das suas primeiras acções como rainha foi apoiar o estabelecimento da igreja protestante inglesa, da qual se tornou governadora suprema. À medida que envelhecia, Elizabeth tornou-se famosa pela sua virgindade, criando um culto à sua volta que foi celebrado nos retratos, festas e literatura da época.
Seu reinado é conhecido por Período Elizabetano (ou Isabelino) ou ainda Era Dourada. Foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente, principalmente na dramaturgia, que rendeu nomes como Christopher Marlowe e William Shakespeare. No campo da navegação, o capitão Francis Drake foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo, enquanto na área do pensamento Francis Bacon pregou suas ideias políticas e filosóficas. As mudanças se estendiam à América do Norte, onde se deram as primeiras tentativas de colonização, que resultaram em geral em fracassos.
A colónia inglesa da Virgínia (futuro estado americano, após a independência dos EUA), recebeu esse nome em sua homenagem.
Vitória - Casa de Hanôver
Reinado: 20 de Junho de 1837 - 22 de Janeiro de 1901
Filha do príncipe Eduardo, Vitória herdou o trono aos 18 anos de idade. Nessa época o Reino Unido era já uma monarquia constitucional estabelecida, na qual o soberano tinha relativamente poucos poderes políticos diretos. Em privado, Vitória tentou influenciar o governo e a nomeação de ministros. Em público tornou-se um ícone nacional e a figura que encarnava o modelo de valores rigorosos e moral pessoal. Casou-se com o seu primo direito, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, em 1840. Os seus nove filhos e vinte e seis dos seus quarenta e dois netos casaram-se com outros membros da realeza e famílias nobres por todo o continente europeu, unindo-as entre si, o que lhe valeu a alcunha de "a avó da Europa". O seu reinado de 63 anos e 7 meses foi o mais longo, até à data, da história do Reino Unido e ficou conhecido como a Era Vitoriana. Foi um período de mudança industrial, cultural, política, científica e militar no Reino Unido e ficou marcado pela expansão do Império Britânico. Vitória foi a última monarca da casa de Hanôver. O seu filho e sucessor, o rei Eduardo VII, pertencia à nova casa de Saxe-Coburgo-Gota.
Elizabeth II - Casa de Windsor
Reinado: 6 de Fevereiro de 1952 - presente
Elizabeth Alexandra Mary, conhecida como Elizabeth II ou Isabel II, é a atual monarca constitucional e chefe de Estado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. Elizabeth também é chefe da Igreja Anglicana, da Comunidade de Nações, das Forças Armadas do Reino Unido, Lorde de Mann e Duquesa de Normandia. É a chefe de Estado que está no poder há mais tempo na Europa, Américas, África e Oceania, superada apenas pelo Rei Rama IX da Tailândia. Elizabeth é casada com Filipe, Duque de Edimburgo, e é mãe do herdeiro ao trono, o Príncipe de Gales, Carlos. Foi a primeira monarca do Reino Unido a ter primeiros-ministros nascidos no seu reinado (Tony Blair e David Cameron).
Na linha de sucessão o candidato ao trono é seu filho Charles, Príncipe de Gales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário