terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Libertino

Deve-se viver a vida até ao limite, correr o risco de a encurtar, ou deve-se vivê-la regradamente, racionalmente, sem rendição aos impulsos, alcançando uma idade avançada, mas com a possibilidade de chegar à conclusão de que não se viveu plenamente?



John Wilmot, Segundo Conde de Rochester (Ditchley, 1 de abril de 1647 — 26 de julho de 1680), foi um libertino inglês, escritor de poesia satírica e obscena, e amigo do rei Carlos II. Patrono das artes e célebre figura da corte da Restauração inglesa, conhecia em profundidade o latim, o grego, o francês e o italiano.
Poucos meses antes de completer 20 anos, em janeiro de 1667, casou-se com Elizabeth Malet, mas também possuiu muitas amantes, entre elas a atriz Elizabeth Barry.
Sua vida, embora breve, teve passagens tumultuadas: combateu a Marinha holandesa, envolveu-se em homicídio, escândalos sexuais, alcoolismo, charlatanismo e exercício ilegal da medicina. Na casa dos trinta, já com a saúde em franco declínio por conta de sífilis, alcoolismo e depressão, dita suas memórias ao sacerdote Gilbert Burnet, onde registra seu remorso pela vida inócua e renuncia ao ateísmo.

Em 2004 a história de John Wilmot ganhou uma versão para o cinema no qual o ator americano Johnny Depp fez o papel principal. O Libertino também contou com a participação de Samantha Morton, John Malkovich e Rosamund Pike no elenco.


Johnny Depp em O Libertino

3 comentários:

  1. Eu assisti ao filme e foi através desde filme que me apaixonei pelo ator Johnny Depp.
    John, O Libertino, era na verdade um reflexo dos valores deturpados da época, ele fazia questão de escrachar com tudo isso e se divertir. Ele foi extremamente inteligente, porém, incompreendido.
    O Libertino é um personagem da história, muito fascinante!

    Gostei muito de seu blog, e tenho esse sonha do conehcer a Inglaterra, um dia chego lá!
    Eu e mais duas amigas (Marina e Paula), temos um blog, que eu gostaria que vc desse uma passada, Resenha muito boa.
    Adoro livros fantásticos, são os livros que mais me encantam pois mostram a capacidade criativa do autor, e ela rpecisa ser realmente grande nesses casos.
    Adorei a resnha e pretendo elr os livros.
    Eu e mais duas amigas (Marina e Paula) temos um blog tbm: "Outra Xícara por favor" Vai lá, dá uma olhada e comenta se gostar =P
    http://outraxicaraporfavor.blogspot.com/ é um blog essencialmente de resenhas. Se gostar, deixa um comentário ;)
    Quanto á mim, tenho meu próprio blog, que está em construção, é sobre resenhas, mas não apenas.
    Passa lá, se der. http://www.serumpoucomais.blogspot.com/
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Johnny Deep meu sonho de consumo desde pequenininhaaa
    Adoreii o post
    Segue?
    www.allysonebooks.blogspot.com
    Bjs*-*
    Já tô te seguiindo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários meninas!!
    O Johnny Depp realmente é um ótimo ator, meu favorito! hahaha
    Estou seguindo o blos das duas já :D
    Beijos

    ResponderExcluir