Armas da Jarreteira da Capela de São Jorge
Em inglês Order of the Garter, esta é a mais antiga ordem de cavalaria da Inglaterra e do sistema de honras britânico. Com o espírito medieval e baseada nos nobres ideais da demanda ao santo Graal e da corte do Rei Artur, foi criada pelo rei Eduardo III em 1348 supostamente para destacar os esforços do reino e aliados a fim de conquistar a Terra Santa e um Império Cristão no cenário das Cruzadas - a época de ouro dos cavaleiros, a nobreza das guerras.
O emblema é uma Jarreteira com o lema Honni soit qui mal y pense (em francês antigo: "Envergonhe-se quem nisto vê malícia") escrito em dourado. Os membros são limitados ao soberano da Inglaterra, atualmente Elizabeth II, ao Príncipe de Gales, herdeiro aparente do trono do Reino Unido, Charles, e não mais que vinte e quatro companheiros.
Para ocasiões cerimoniais da Ordem os membros usam elaboradas vestimentas e acessórios, que incluem: o manto de veludo azul-escuro com uma linha em tafetá branco, no qual sobre o ombro esquerdo está o brasão heráldico da Cruz de São Jorge - o manto do Soberano tem a estrela da Ordem - e sobre o ombro direito há um capuz de veludo vermelho escuro e uma túnica; o chapéu - um gorro Tudor - de veludo preto com uma pluma branca de avestruz e penas de garça preta; o colar fixado sobre o manto com fitas brancas amarradas com outras fitas nos ombros; o Jorge, uma figura esmaltada pendurada ao colar de São Jorge matando o dragão; e a Jarreteira em veludo azul-escuro com o lema em letras douradas que é amarrada na panturrilha esquerda por cavaleiros e no braço esquerdo por senhoras.
Rainha Elizabeth II com as vestes de Soberano da Ordem
Nenhum comentário:
Postar um comentário