sábado, 24 de setembro de 2011

Winston Churchill

Sir Winston Leonard Spencer-Churchill foi político, estadista, escritor, jornalista, orador e historiador britânico, entretanto, ficou realmente famoso com sua atuação como Primeiro-Ministro inglês durante a Segunda Guerra Mundial.
Churchill serviu ao exército no Fronte Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial e em sua carreira militar pôde assistir à ação na Índia britânica, no Sudão e na Segunda Guerra dos Bôeres. Ganhou fama e notoriedade como correspondente de guerra a através dos livros que ele escreveu descrevendo as campanhas militares.
Após algumas aventuras no exército, Churchill tornou-se jornalista, mas acabou por dedicar-se à política. Sua carreira literária começou com os relatórios da campanha: A história do Campo de Malakand Force (1898) e A Guerra do Rio (1899), uma conta de campanha no Sudão e na batalha de Omdurman. No ano de 1900 publicou Savrola, seu único romance, e em 1906 Lorde Randolph Churchill, biografia de seu pai e sua primeira grande obra.
No período entre guerras, Churchill dedicou-se fundamentalmente à redação de diversos tratados e foi eleito Primeiro-Ministro em 1940, nove meses depois da invasão Hitler à Polonia, em setembro 1939. A sua aproximação com o presidente americano Franklin Delano Roosevelt e seus discursos memoráveis chamando o povo britânico à resistência foram essenciais para o fortalecimento dos aliados na guerra.
Em 1945 perdeu seu cargo de Primeiro-Ministro mas o reconquistou em 1951. Recebeu o Nobel de Literatura de 1953, por suas memórias de guerra e seu trabalho literário e jornalístico, anterior aos tempos de Primeiro-Ministro. Na ocasião, ele foi saudado como o maior dos ingleses vivos.
Em primeiro de março de 1955 fez seu último discurso, intitulado "Jamais desesperar", renunciando ao cargo que ocupava.
Aos 89 anos, em 1963, recebeu o título de cidadão honorário dos Estados Unidos pelo então presidente John Kennedy. Morreu dois anos depois, em 1965, e está sepultado na St Martin's Church, Bladon, Oxfordshire, Inglaterra.

(Oxfordshire, 30 de novembro de 1874 — Londres, 24 de janeiro de 1965)

Nenhum comentário:

Postar um comentário