terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O garoto que não queria crescer


Todas as crianças crescem, exceto Peter Pan.

Todos conhecem o menino que se recusa a crescer. Os irmãos Wendy, João e Miguel. A Terra de Nunca, uma ilha mágica que, segundo Peter, para chegar à ela é preciso voar para "à segunda estrela à direita e então direto, até amanhecer". O temido Capitão Gancho, seus piratas e o crocodilo Tic Tac. Os meninos perdidos e a linda fada Sininho. O que muitos não sabem é a origem dessa fabulosa história infantil que vem conquistando crianças há um século.
O personagem foi criado por J. M. Barrie para sua notória peça de teatro intitulada Peter and Wendy, que originou um livro homônimo para crianças publicado em 1911. Barrie criou Peter Pan quando contava histórias aos filhos da sua amiga Sylvia Llewelyn Davies. O nome provém de duas fontes: Peter Llewelyn Davies, o mais novo dos rapazes naquela época e de Pan, o malévolo deus grego das florestas.
Algumas pessoas dizem que Barrie pode ter se inspirado em seu irmão mais velho, David, que morreu acidentalmente aos 13 anos quando patinava no gelo, para criar o personagem. Tendo David morrido tão jovem, permaneceria um rapaz para sempre.
"Em 1929, Barrie deu um presente extraordinário para a sua instituição da caridade favorita. Doou todos os direitos autorais de Peter Pan para o Great Ormond Street Hospital, um hospital londrino para crianças. Isso signifacava que, sempre que alguém encenasse uma produção da peça ou comprasse um exemplar de Peter Pan and Wendy, o hospital ficaria mais rico, em vez de Barrie. Ao longo dos anos, verificou-se que o presente fora mais valioso do que ele jamais poderia imaginar. (...)" nota da editora Salamandra no livro Peter Pan escarlate.

Estátua de Peter Pan tocando flauta - Kensington Gardens (Londres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário